SMPL Advocacia

Outubro Rosa: prevenção, conscientização e os direitos das mulheres

Mês reforça a importância do acesso à saúde, à dignidade e à proteção jurídica da mulher

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, uma mobilização mundial voltada à conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer do colo do útero.
Mais do que um alerta à prevenção e ao diagnóstico precoce, o movimento também representa um chamado à reflexão sobre os direitos das mulheres, especialmente no acesso à saúde, à informação e à igualdade de tratamento.

A legislação brasileira assegura às mulheres uma série de garantias fundamentais nesse contexto. Entre elas, destaca-se o direito à realização de exames preventivos e mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsto na Lei nº 11.664/2008, que estabelece a obrigatoriedade do poder público em oferecer, gratuitamente, os meios para detecção precoce do câncer de mama e do colo uterino.

Além disso, o artigo 196 da Constituição Federal reforça que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, o que inclui a responsabilidade pela oferta de políticas públicas voltadas à atenção integral à saúde da mulher.

No campo trabalhista, a Lei nº 14.457/2022, que instituiu o Programa Emprega + Mulheres, trouxe medidas de apoio à maternidade, estímulo à igualdade de oportunidades e prevenção ao assédio no ambiente de trabalho. Já a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) continua sendo um marco fundamental na proteção da mulher contra todas as formas de violência.

A conscientização promovida pelo Outubro Rosa, portanto, vai além da prevenção médica. É também um lembrete de que a dignidade da mulher está intimamente ligada ao respeito e à efetivação de seus direitos — sociais, trabalhistas, familiares e de saúde.

A SMPL Advogados reforça seu compromisso com a promoção da justiça, a igualdade de gênero e a proteção dos direitos da mulher, apoiando todas as iniciativas que garantem informação, acolhimento e acesso à cidadania.

Outras Notícias & Artigos

STF ultrapassa 800 condenações pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Três anos após a invasão das sedes dos Três Poderes, Corte conclui julgamentos dos núcleos centrais da trama

Porta Aberta para o Crescimento: O Essencial para Vencer Licitações Públicas

Para Fornecer ao Governo, Sua Empresa Precisa de Preparo e Domínio da Nova Lei 14.133/2021

Ministro Luis Felipe Salomão participa de audiência no Senado sobre a reforma do Código Civil

Audiência pública discute o anteprojeto de atualização do Código Civil elaborado por comissão de juristas presidida pelo vice-presidente do STJ

STJ traz novos entendimentos sobre paródia e violação de direitos autorais

Edição 267 do “Jurisprudência em Teses” aborda criação autônoma da paródia e presunção de danos em casos de infração autoral

Indicação errada do credor na notificação afasta a constituição em mora do devedor fiduciante

Ao reconhecer defeito em notificação que não indicou corretamente o titular do crédito fiduciário, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu parcial provimento ao recurso de uma mulher que teve o imóvel levado a leilão após deixar de pagar as parcelas do financiamento.

Empresas que não se adaptarem ao Domicílio Judicial Eletrônico podem sofrer prejuízos jurídicos e financeiros

Cadastro é obrigatório para todas as pessoas jurídicas desde 2024; sistema concentra comunicações oficiais da Justiça em meio digital